quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Caracterização da Escola

A Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso, situada no bairro Castelo - rua Marechal Castelo Branco, s/nº, localizada em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa-Ba, vem registrando sua marca de qualidade e determinação a mais de 15 anos.
O nome da escola se deve a uma homenagem ao médico Oscar Cardoso da Silva, nascido em 19 de novembro de 1913 em Uauá, Bahia. Veio para a região do extremo sul em 1952, tendo vivido em Filisburgo, Minas Gerais onde exerceu o mandato de vereador de 1947 a 1950. Elegeu-se deputado estadual pela antiga União Democrática Nacional (UDN), e na terceira o mais votado do Estado da Bahia. Representou a Bahia em Brasília como deputado federal de 1963 a 1971. Além de ter se empenhado pela emancipação de Nova Viçosa.
A escola foi criada exatamente no dia 12 de dezembro de 1982, e se localizava em prédio junto ao terreno da Escola Municipal Vera Cruz no centro de Posto da Mata. Com o passar dos anos o número de alunos aumentaram necessitando de um espaço físico maior.
Foi quando em 1995, a Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso passou a ser estadual, sendo transferida para a sede da Escola Municipal Eronilda Nunes Rosa, que se localizava no bairro Castelo, escola criada em 1990, cujo nome era da própria diretora. Com a estatização da escolahouve reformas, sendo ampliada para receber mais alunos, atendendo em três turnos e oferecendo o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.
No ano de 2000, novamente a escola sofreu mudanças, sendo municipalizada. Agora com o nome Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso.
Atualmente a escola atende em torno de 810 alunos em três turnos, oferecendo o Ensino Fundamental de nove anos e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Devido ao número de alunos a escola é considerada de porte médio.

7 comentários:

  1. Olá,

    parabéns pelo belo início,

    abraços,

    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. a escola oscae cardoso tem professores eselentes uns deles e um professor alex.

    ResponderExcluir
  3. minha filha se conheceçe o prof alex vc nem estudaria nessa escola ele fala q mora no sumiterio

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkkkl sumiterio...... ai fica difícil hen...

    Cemitério gente por favor...
    Eu estudei nessa escola uns 4 anos.. fui ate 1990 quando ela ainda era entegrada a escola Municipal Vera Cruz.... minhas professoras ai foram.. Elizete, Eudóxia e minha querida professora que tenho mts saudades dela Estenita..... gente se alguém ler esse é comentário, manda um abraço meu pra ela... meu e João... uma professora também que tenho muitas lembranças dela e professora Marlucia..... abraços a todos vcs...... saudades da minha cidade Posto da Mata.... bjssssss


    Walew!!!!!

    ResponderExcluir